terça-feira, 2 de abril de 2013

Eleição para Diretores Gerais e Adjuntos - Biênio 2013/2015


Estão abertas as inscrições para as eleições de diretores escolares 

Texto: Kassia Nobre e Bárbara Pacheco 
Estão abertas as inscrições para o processo eleitoral de escolha de diretores gerais e diretores adjuntos nas escolas da rede estadual de ensino. As eleições serão realizadas de 06 a 10 de maio nas unidades escolares, que funcionarão normalmente. 
As inscrições são efetuadas, por meio da Comissão Eleitoral Escolar, até o dia 12 de abril, nos turnos de funcionamento da escola em que o candidato estiver lotado. Poderá se candidatar a diretor geral ou adjunto, o professor que já tenha concluído 50% do curso de graduação em instituição regulamentada. 
Não poderá se candidatar o professor que já responde por cargo eletivo, função gratificada e/ou cargo de comissão em qualquer órgão federal, estadual ou municipal. Da mesma forma, não serão admitidas as inscrições de candidatos que possuem dois mandatos consecutivos. 
A Secretaria do Estado da Educação e do Esporte (SEE), através da comissão organizadora do processo eleitoral, promoveu uma série de capacitações em diversos municípios com o objetivo de sensibilizar e mobilizar educadores.  
A gerente de Gestão Compartilhada da SEE, Maria do Socorro de Melo, ressalta a importância da participação dos professores no processo eleitoral. “O processo eleitoral fortalece uma gestão democrática nas escolas e a secretaria realizou capacitações para a sensibilização dos professores para que eles participem ativamente da eleição”, explica.  
A gerente afirma também que os professores devem observar os prazos e a documentação necessária para a inscrição. “Os interessados devem seguir as orientações do edital e procurar a Comissão Eleitoral na escola para qualquer outra orientação”, disse.    
Inscrição do candidato – Para se inscrever, os interessados devem ter em mãos as cópias e originais dos seguintes documentos: CPF, identidade, diploma de graduação (Licenciatura Plena ou Normal de Nível Médio), demonstrativo de pagamento (contracheque), declaração de idoneidade administrativa (que pode ser solicitada na Comissão Permanente de Inquérito na SEE), declaração de tempo de exercício da atividade na escola (no mínimo um ano), declaração de experiência mínima de dois anos no Magistério, além de cópia da proposta de gestão. Essas duas últimas declarações podem ser emitidas pela escola em que atuam, caso estejam lotados há, pelo menos, dois anos na unidade de ensino.
Também é necessária a apresentação da declaração de adimplência, que pode ser solicitada junto ao setor de Prestação de Contas da SEE e Coordenadoria Regional de Educação (CRE), em caso de candidatos à reeleição, presidente e tesoureiro do conselho escolar. A homologação das inscrições será realizada pela Comissão Eleitoral Intermediária (CEI) nos dias 15 e 16 de abril, no horário de 8h às 12h e 14h às 18h.
Gestão democrática - A primeira eleição para diretores gerais e adjuntos aconteceu em 2001. Esta é a sexta edição das eleições diretas, realizada sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte e coordenada pela Superintendência de Gestão da Rede Estadual de Ensino (Suger). 
O último processo eleitoral, realizado em 2010, envolveu 200 mil pessoas em todo o Estado, com a participação de 269 escolas e 638 candidatos inscritos. Na ocasião, foram eleitos os 627 diretores de escolas da rede pública estadual da atual gestão.
Confira abaixo o cronograma do processo eleitoral para diretores gerais e diretores adjuntos das escolas da rede estadual de ensino:



Data


Inscrições dos(as) candidatos(as)
01/04 a 12/04
Homologação das inscrições
15/04 e 16/04
Período de campanha
Após homologação da candidatura até 24 horas antes da realização do pleito.
Eleição      
06/05 a 10/05
Publicação dos Resultados em Diário Oficial
10 e 11 de julho

Eleição por Coordenadoria Regional de Educação:

CRE
Data


1ª, 14ª, 15º e 13º (Maceió)
06/05
5ª, 3ª e 9ª(Arapiraca, Palmeira dos Índios e Penedo)
07/05
6ª, 8ª e 11ª (Santana do Ipanema, Pão de Açúcar e Piranhas)
08/05
4ª, 7ª e 10ª (Viçosa, União dos Palmares e Porto Calvo)
09/05
12ª e 2ª (Rio Largo e São Miguel dos Campos)
10/05

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