terça-feira, 12 de março de 2013

Eleição para Diretores Gerais e Adjuntos - Biênio 2013/1015


Edital para eleição de diretores deve ser divulgado até o dia 25
Texto: Kassia Nobre

Nesta terça-feira (12), foi realizada a primeira reunião da comissão responsável pela eleição de diretores gerais e adjuntos das escolas estaduais. Durante o encontro, foi aprovada a minuta do edital do processo eleitoral.
Conforme a presidente da comissão, Isabel de Sena, o edital será divulgado até o dia 25 de março e trará todas as informações para a realização do processo eleitoral, que ocorrerá no período de 06 a 10 de maio. As inscrições dos candidatos devem ocorrer no período de 1º a 12 de abril. Mais informações sobre o processo eleitoral estarão presentes no edital. “Aprovamos a minuta do edital do processo de escolha dos diretores gerais e adjuntos. Agora, o documento será encaminhado ao gabinete do secretário de Educação para a sua aprovação”, explica.
Representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal) e e representantes de pais de alunos acompanharam a realização do encontro.
A comissão organizadora foi instituída pela Secretaria do Estado da Educação e do Esporte (SEE) por meio da portaria nº 118/2013, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), no dia 04 de março deste ano. Cabe à comissão a organização do processo da eleição e a fiscalização das eleições em todas as suas etapas. As eleições de diretores gerais e adjuntos têm como objetivo fortalecer a gestão democrática e  o compromisso do Estado com a educação pública.
Gestão democrática - A primeira eleição para diretores gerais e adjuntos aconteceu em 2001. Esta é a sexta edição das eleições diretas, realizada sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) e coordenada pela Superintendência de Gestão da Rede Estadual de Ensino (Suger).
O último processo eleitoral, realizado em 2010, envolveu 200 mil pessoas em todo o Estado, com a participação de 269 escolas e  638 candidatos inscritos. Na ocasião, foram eleitos os 627 diretores de escolas da rede pública estadual da atual gestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário