Aulas em unidades que já concluíram ano letivo 2012 têm início no próximo dia 18/02
Texto: Tayana Moura
Ações Pedagógicas - Cabe as unidades de ensino, também, organizar o horário do professor a partir da Matriz Curricular, organizar o horário dos professores por departamento, planejar a recepção do aluno para o primeiro de aluno para o primeiro dia de aula e organizar os espaços complementares de aprendizagem, como laboratórios, biblioteca e sala de leitura.
A Secretaria de Estado da Educação divulgou, nesta
sexta-feira (08), por meio de portaria publicada no Diário Oficial do
Estado, o calendário letivo 2013. As aulas em unidades de ensino que já
concluíram o ano letivo 2012 têm início a partir dia 18 de fevereiro. A
publicação dispõe ainda sobre o planejamento pedagógico das escolas da
rede estadual e traz as matrizes curriculares que devem cumpridas em
todos os níveis de ensino.
As unidades escolares que iniciarão o novo ano letivo em outras
datas devem realizar o planejamento das atividades pedagógicas de
acordo com seu calendário escolar. “Ao iniciar o ano letivo 2013, as
escolas devem ter obedecido o prazo de 30 dias, destinado às férias
escolares, bem como o prazo de cinco dias, quando é realizada a semana
pedagógica. As unidades aptas a iniciar as aulas no próximo dia 18 de
fevereiro são aquelas que concluíram o ano letivo de 2012 no último dia
11 de janeiro”, explica Artur Ferreira, diretor de Apoio da Gestão
Escolar da Educação Estadual.
A portaria assinada pelo secretário Adriano Soares determina
que o calendário escolar seja elaborado pelas unidades escolares,
apreciado e aprovado pelo Conselho Escolar e encaminhado à respectiva
Coordenadoria Regional de Educação para avaliação final da equipe
técnica de inspeção. Em seguida, deve ser entregue à Gestão da Rede
Estadual de Ensino.
No calendário escolar, as unidades deverão incluir, para além dos
200 dias letivos, os feriados estaduais, municipais e as atividades de
reunião pedagógica, assembleias gerais da comunidade, reuniões de
conselho escolar e de pais e mestres. As escolas devem trabalhar com as
matrizes curriculares do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Normal Médio
e Educação de Jovens e Adultos.
Ações Pedagógicas - Cabe as unidades de ensino, também, organizar o horário do professor a partir da Matriz Curricular, organizar o horário dos professores por departamento, planejar a recepção do aluno para o primeiro de aluno para o primeiro dia de aula e organizar os espaços complementares de aprendizagem, como laboratórios, biblioteca e sala de leitura.
O planejamento das atividades pedagógicas deverá acontecer no horário que atenda à carga horária do professor.
De acordo com Artur Ferreira, durante a semana pedagógica são
definidas ações que envolvem levantamento dos resultados educacionais,
definição de metas pedagógicas organização do acompanhamento e
monitoramento do trabalho pedagógico, além elaboração de projetos para
melhoria de aprendizagem que utilizem Tecnologias da Informação e da
Comunicação.
“A Secretaria de Educação teve o cuidado de elaborar ações
pedagógicas cujo conteúdo curricular ajude a prepare os alunos para
exames como a Prova Brasil e o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem”,
esclarece o diretor de Apoio da Gestão Escolar.
Os calendários devem ser afixados em local e fácil visibilidade, na
entrada da escola, para que seu cumprimento seja acompanhado pela
comunidade escolar.
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